segunda-feira, 27 de abril de 2009

Tecnológica e Profissional de Sicó, Pólo de Penela Escola
Curso E.F.A – Instalação e Gestão de Redes de Informática
















1847 / 1931


Trabalho elaborado por:
Fátima Mendes
Thomas Edison
Thomas Alva Edison nasceu, no dia 11 de Fevereiro de 1847 em West Orange, e faleceu no dia, 18 de Outubro de 1931, foi um inventor e empresário dos Estados Unidos que desenvolveu muitos dispositivos importantes de grande interesse industrial.
Era conhecido como o Feiticeiro de Menlo Park, foi um dos primeiros inventores a aplicar os princípios da produção maciça ao processo da invenção.
Entre as suas contribuições mais universais para o desenvolvimento tecnológico e científico encontra-se a lâmpada eléctrica incandescente, o gramofone, o cinescópio (servia para reproduzir som gravado utilizando um disco) o ditafone(é um aparelho fonográfico, para fins comerciais, que grava em tubos de cera o ditado de cartas, que devem ser reproduzidas por datilógrafas) e o microfone(é um transdutor que converte o som em sinais elétricos. Microfones são usados em muitas aplicações como telefones, gravadores, aparelhos auditivos e na transmissão de rádio e televisão), de grânulos de carvão para o telefone.
Edison é um dos precursores da revolução tecnológica do século XX, teve um papel determinante na indústria do cinema.
Muitos o consideram o maior inventor de todos os tempos, o seu QI (quociente de inteligência), seria estimado em cerca de 240, a ele são atribuídas mais de 1300 patentes, ainda que nem todas sejam de invenções de sua própria autoria.
Biografia
Edison registou seu primeiro invento numa máquina de votar, pela qual ninguém se interessou, quando tinha apenas 21 anos, muda-se para Nova Iorque em 1869 para se estabelecer como inventor independente.
Dois anos mais tarde, inventou um indicador automático de cotações da bolsa de valores, vendeu-o por 40 mil dólares e ainda assinou um contrato com a Western Union, situação que lhe permitiu estabelecer-se por conta própria em Newark, subúrbio de Nova York.
No Natal de 1871, casou-se com uma jovem de 16 anos, Mary Stilwell, uma de suas empregadas, que era perfuradora de fitas telegráficas, ele pediu-a em casamento batendo uma moeda em código morse.
Diz-se que, terminada a cerimónia, o noivo esqueceu as núpcias, enfiou-se na oficina e de lá só voltaria de madrugada, Mary morreria doze anos depois, de febre tifóide.
Edison se casaria mais uma vez, com Nina Miller, nos dois casamentos, teve seis filhos, três de cada um.
Em 1876, já famoso, a grandeza de seus recursos e a amplitude de suas actividades motivaram a construção de um verdadeiro centro de pesquisas em Menlo Park, era quase uma cidade industrial, com oficinas, laboratórios, assistentes e técnicos capacitados.
Nessa época, Edison chegou a propor-se a meta de produzir uma nova invenção a cada dez dias, não chegou a tanto, mas é verdade que, num certo período de quatro anos, conseguiu patentear 300 novos inventos, o que equivale praticamente a uma criação a cada cinco dias.
Em 1877 inventou o fonógrafo, o aparelho consistia em um cilindro coberto com papel de alumínio, uma ponta aguda era pressionada contra o cilindro, ligados à ponta, ficavam um diafragma (um disco fino em um receptor onde as vibrações eram convertidas de sinais electrónicos para sinais acústicos e vice-versa) e um grande bocal.
O cilindro era girado manualmente conforme o operador ia falando no bocal (ou chifre), a voz fazia o diafragma vibrar, conforme isso acontecia, a ponta aguda cortava uma linha no papel de alumínio, quando a gravação estava completa, a ponta era substituída por uma agulha, a máquina desta vez produzia as palavras quando o cilindro era girado mais uma vez.
Thomas Edison trabalhou nesse projecto no seu laboratório enquanto recitava a conhecida canção infantil "Maria tinha um carneirinho" (Mary had a little lamb), e reproduzia-a.
Em 1878, com 31 anos, propôs a si mesmo o desafio de obter luz a partir da energia eléctrica, outros pesquisadores já haviam tentado construir lâmpadas eléctricas, Nernst e Swan, por exemplo, haviam obtido alguns resultados, mas os seus dispositivos tinham vida bastante curta.
Edison tentou inicialmente utilizar filamentos metálicos, foram necessários enormes investimentos e milhares de tentativas para descobrir o filamento ideal, um fio de algodão parcialmente carbonizado, instalado num bulbo de vidro com vácuo, aquecia-se com a passagem da corrente eléctrica até ficar incandescente, sem porém derreter, sublimar ou queimar.
Em 1879, uma lâmpada assim construída brilhou por 48 horas contínuas e, nas comemorações do final de ano, uma rua inteira, próxima ao laboratório, foi iluminada para demonstração pública.
Edison ainda aperfeiçoou o telefone (com o microfone a carvão empregado até hoje), o fonógrafo, e muitas outras invenções, em conjunto, essas realizações modificaram os hábitos de vida em todo o mundo e consagraram definitivamente a tecnologia. Thomas Alva Edison morreu a 18 de Outubro de 1931.
Inventos






Fig.1 Fig. 2

Fig. O fonógrafo de Edison
Fig. Thomas Edison usando o Telefone.







Inventos cinematográficos
Thomas Edison teve um papel determinante no surto da indústria do cinema, são estes os aparelhos que inventou ou lançou no mercado.
v Cinematógrafo (Kinetograph), máquina de filmar.
v Cinescópio ou Cinetoscópio (Kinetoscope), caixa com imagens filmadas vistas no seu interior
v Cinefone (Kinetophone), versão do cinescópio com som síncrono gerado por um fonógrafo.
v Vitascópio (Vitascope), projector de filmes em tela.


















Conclusão
Thomas Edison era uma mente brilhante, a comprová-lo estão as suas invenções, algumas delas com grande utilidade para o ser humano.
Era um inventor muito persistente, por isso é que obteve os resultados que conhecemos sobre as invenções.
Para conseguir bons resultados com a invenção da lâmpada foram preciso milhares de tentativas, até que conseguiu obter bons resultados.
Thomas Edison com a invenção da lâmpada contribuiu para o desenvolvimento da qualidade de vida da sociedade.
Nos dias de hoje a sociedade era incapaz de viver sem algumas das suas invenções















Bibliografia
http://pt.wikipedia.org/wiki/Thomas_Edison

Sem comentários: