segunda-feira, 27 de abril de 2009

Sicó formação
Instalação e Gestão de Redes Informáticas












Trabalho elaborado por:
Fátima Mendes
A construção da ciência

Sociedade
Tipo II refira-se ao papel das Tic na sociedade da informação/sociedade do conhecimento.
As Tecnologias da Informação e Comunicação, Promovem um novo paradigma de sociedade baseada na Informação e no conhecimento.
As Novas Tecnologias podem melhorar significativamente a vida do ser humano.
Considera-se que a chegada das Tic, possibilitou o surgimento da sociedade da informação.
As Tic vieram destacar o valor do capital humano, numa sociedade estruturada em redes telemáticas.
Podemos dizer que TIC é um conjunto de recursos tecnológicos que, se estiverem integrados entre si, podem proporcionar automaticamente a comunicação de vários tipos de processos existentes nos negócios, no ensino e na pesquisa científica, na área bancária e financeira.
As Tic assumem cada vez mais um papel destacado na sociedade actual, dando igualdade de oportunidades aos alunos no acesso às novas tecnologias da informação e do conhecimento, onde muitas vezes estão presentes na comunicação entre os homens.
Tecnologias
Tipo I identifique três tecnologias que utiliza no seu quotidiano.
No meu quotidiano utilizo o computador que é uma ferramenta essencial no meu dia-a-dia, quer para fazer trabalhos, para fazer pesquisas e para mandar os emails aos professores, também utilizo o telemóvel para fazer chamadas, mandar mensagens, para tirar fotos e para ouvir música.
Utilizo a internet para procurar informação que preciso, a internet pode ter grandes vantagens na partilha de informação e acesso á informação disponível na rede.
Utilizo a televisão para ver os noticiários e ver alguns programas como entrevistas, documentários e utilizo a impressora para tirar fotocópias e fazer scanner quando é preciso para alguns trabalhos.
Ciência
Tipo III reflicta criticamente sobre o papel do método científico na construção da ciência.
Palavra método vem do grego méthodos, caminho para chegar a um fim, o método científico é um conjunto de regras básicas para desenvolver uma experiência a fim de produzir novo conhecimento, bem como corrigir e integrar conhecimentos pré-existentes.
Freqüentemente, a tecnologia entra em conflito com algumas preocupações naturais da nossa sociedade, como o desemprego, a poluição e outras muitas questões ecológicas, filosóficas e sociológicas.
As desvantagens que a tecnologia traz são de tal forma preocupantes que quase superam as vantagens, uma delas é a poluição que, se não for controlada a tempo, evolui para um quadro irreversível.
Outra desvantagem é quanto ao desemprego gerado pelo uso intensivo das máquinas na indústria, na agricultura e no comércio, a este tipo de desemprego, no qual o trabalho do homem é substituído pelo trabalho das máquinas, denominamos desemprego estrutural.











Bibliografia
Http://pt.wikipedia.org/wiki/Novas_tecnologias_de_informa%C3%A7%C3%A3o_e_comunica%C3%A7%C3%A3o

Sem comentários: