domingo, 9 de janeiro de 2011

A Água

Trabalho elaborado por:
Jessica Mendes  

A água surgiu no decurso de reacções químicas que tiveram lugar no nosso planeta durante as primeiras fases da sua formação.
A camada gasosa que rodeia a Terra apareceu como resultado, entre outros factores, das reacções químicas provocadas pelo aparecimento na sua superfície de um novo composto, que é a água.
Foi na água que, há cerca de 3800 milhões de anos, surgiu a vida na Terra, os primeiros seres vivos de que são conhecidos os fósseis, eram bactérias e algas azuis como seres unicelulares, que viveram nos Oceanos Primitivo, ao longo de milhões de anos, os seres vivos evoluíram e espalharam-se pelos oceanos e continentes.
A água é uma substância química omnipresente que é composta de hidrogénio e oxigénio que é essencial para todas as formas conhecidas de vida.
No uso típico, a água refere-se apenas à sua forma ou estado líquido, mas a substância também possui um estado sólido, o gelo, e um estado gasoso, o vapor de água ou vapor. A água cobre 71% da superfície da Terra.
Na Terra, ela é encontrada principalmente nos oceanos e em outros corpos de água grandes, 1,6% em aquíferos e 0,001% na atmosfera como vapor, nuvens é formada de partículas de água sólidas e líquidas suspensas no ar e precipitação.
Os oceanos detêm 97% da água superficial, geleiras e capotas polares detêm 2,4%, e outros, como rios, lagos e lagoas detêm 0,6% da água do planeta, uma pequena quantidade da água da Terra está contida dentro de organismos biológicos e de produtos manufacturados.
A água na Terra se move continuamente por um ciclo de evaporação e transpiração (evapotranspiração), precipitação e escoamento superficial, geralmente atingindo o mar.
A evaporação e a transpiração contribuem para a precipitação sobre a terra.
Limpa, a água potável é essencial para os humanos e para outras formas de vida.
O acesso à água potável tem melhorado continuamente e substancialmente nas últimas décadas em quase toda parte do mundo.
Existe uma correlação clara entre o acesso à água potável e PIB percapita de uma região.
No entanto, alguns pesquisadores estimaram que em 2025 mais de metade da população mundial sofrerá com a falta de água potável.
A água desempenha um papel importante na economia mundial, já que ela funciona como um solvente para uma grande variedade de substâncias químicas, além de facilitar a refrigeração industrial e o transporte. Cerca de 70% da água doce do mundo é consumida pela agricultura.
Tipos de lixo jogados na rua, podem por sua vez ser carregados por alguma tempestade, e levados para algum rio que atravessa a cidade.
Quem não viu um monte de coisas flutuando na água? Mas essa é as poluições que enxergamos.
A que vemos que é causada pelo esgoto das casas, que lança nos rios o resto de comida e um tipo de bactéria que deles se alimenta: são as chamadas bactérias aeróbias, elas consomem oxigénio e destroem a vida aquática e além disso podem causar problemas de saúde se forem ingeridas.
Outros problemas são as indústrias localizadas ao lado de rios e lagos.
Só recentemente foram criadas leis para que elas tratem o esgoto industrial, tentando diminuir a quantidade de rios e lagos poluídos em todo o mundo, responsáveis por muitas mortes.
Os vazamentos de petróleo são uma das piores causas de poluição do mar, pois essa substância espalha-se pela superfície das águas, levando anos para ser absorvida, o que gera sérios desequilíbrios no meio ambiente.
Combatendo a poluição das águas
Chamamos de água poluída á que:
Apresenta cheiro forte provocada pelas substâncias químicas.
Apresenta cores variadas, como Amarelo, Verde ou Marram.
Possui gosto diferente por causa das substâncias tóxicas.
As substâncias que se misturam na água são chamadas de agentes poluentes que fazem muito mal aos seres vivos.
Veja alguns agentes poluentes da água:
Esgotos das cidades, eliminados em rios e mares.
Detritos domésticos, lançados em rios, riachos, lagos, etc.
Elementos sólidos, líquidos e gasosos.
Óleo e lixo que os navios lançam nos mares.
É muito comuns as pessoas confundirem água poluída com água contaminada, razão pela qual vamos explicar cada uma delas.
Água Contaminada: é aquela que transmite doenças, pois além de conter microrganismos, restos de animais, larvas e ovos de vermes.
Água Poluída: é aquela que tem cheiro forte, cor bem escura, que alterou as suas características naturais, isto é, deixou de ser pura e saudável para os seres vivos.
A poluição da água traz consequências muito graves aos seres vivos.
As principais são:
Substâncias tóxicas lançadas nas águas pelas indústrias e navios atingem os animais e os vegetais aquáticos, chegando a matá-los.
Os animais e vegetais aquáticos atingidos contaminam o homem.
Os esgotos das cidades podem lançar nos rios, lagos e mares seres vivos causadores de doenças.
Para evitar e combater a poluição da água, não precisamos acabar com as fábricas e indústrias, temos que tomar medidas como:
Colocar filtros nas fábricas e em indústrias.
Tratar os esgotos para evitar que contaminem rios e mares.
Evitar jogar lixo ou material reciclável em rios e mares.
Conduzir toda a água utilizada pela população para uma estação de tratamento.

Sem comentários: